AS INICIATIVAS

 

O SÓTÃO CONVIDA

O Sótão ConVida Luís Mestre.png

O Sótão ConVida é um encontro mensal gratuito para pessoas que se interessam pela educação, promovido pela Academia São Miguel dos Arcos. Cada evento conta com a participação de um palestrante, convidado para partilhar práticas e experiências. Segue-se um espaço aberto para troca de ideias... tudo acompanhado de uma chávena de café ou chá!

Estes encontros têm como propósito celebrar as mudanças que já estão a decorrer no paradigma da educação em Portugal e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de contacto entre pessoas (profissionais ou pais) que querem ter um papel ativo nessas mudanças.

 

WORKSHOPS, OFICINAS E ENCONTROS

O Sótão ConVida SÉRGIO GAITAS
O Sótão ConVida SÉRGIO GAITAS

A Academia São Miguel dos Arcos continua a receber pais e profissionais para os encontros no sótão. No dia 28 de abril, falámos dos processos sociais na escola, numa perspetiva psicopedagógica, com Sérgio Gaitas - diretor pedagógico (A Voz do Operário - Espaço Educativo da Graça), psicólogo educacional, investigador e coautor de diversas publicações sobre as perceções de professores e práticas de educação diferenciadas.

O Sótão ConVida Pedro Branco
O Sótão ConVida Pedro Branco

No mês de março, o sótão da Academia São Miguel dos Arcos convidou Pedro Branco - professor do 1.º ciclo (Externato Fernão Mendes Pinto), professor de teatro, músico, poeta e membro do Movimento de Escola Moderna. Esteve connosco a fazer uma retrospetiva dos seus 30 anos de carreira, ilustrando as suas filosofias e práticas.

Workshop de Mindfulness
Workshop de Mindfulness

Sob a orientação da Raquel Tuna, propusemo-nos a explorar os cinco sentidos - tocar a respiração, ouvir a arte, cheirar a surpresa, saborear a atenção e observar o carinho. Tudo isto foi possível com a ajuda do yoga, do mindfulness e da expressão artística. Foi uma oportunidade para aprender a prestar atenção ao nosso corpo, emoções e pensamentos.

O Sótão ConVida MARIANA G. CORTEZ
O Sótão ConVida MARIANA G. CORTEZ

Já recebemos o primeiro encontro do novo ciclo de conversas no sótão da Academia São Miguel dos Arcos. Estivemos com Mariana Grazina Cortez - docente, consultora, investigadora, formadora e coordenadora científico-pedagógica em diversas escolas públicas e privadas, autora de várias publicações, destacando-se a temática da identidade de género na educação. Falou-nos de diferenças e fez-se acompanhar por Paula Nanita na apresentação do seu mais recente livro.

Oficina de Qigong
Oficina de Qigong

Qigong é uma prática milenar da cultura chinesa e é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa. Como se pratica e quais os seus benefícios? Respondemos a esta e outras questões na Oficina de Qigong, orientados pelas fundadoras do Movimento Qigong Kids. Explorámos exercícios de expressão corporal, bem como técnicas de respiração, concentração e relaxamento. Para finalizar a tarde, degustámos um chá enquanto conheciamos algumas receitas da Medicina Tradicional Chinesa.

Workshops Yoga Filosofia Judo Teatro
Workshops Yoga Filosofia Judo Teatro

Janeiro é um mês de começos - por que não iniciar o ano a experimentar algo novo? A proposta da Academia São Miguel dos Arcos é que se juntem a nós na semana de 15 a 19 de janeiro e participem nos workshops gratuitos que estarão a decorrer: Workshop de Yoga, Oficina de Filosofia com Crianças, Workshop de Judo e Oficina de Teatro.

O Sótão ConVida PASCAL PAULUS
O Sótão ConVida PASCAL PAULUS

Em dezembro, falámos da aprendizagem enquanto projeto de co-construção cooperada, com Pascal Paulus - consultor de projetos nas áreas de educação, intervenção e desenvolvimento local e doutorado em sociologia da educação depois de 30 anos como professor de 1.º ciclo e na educação de adultos.

O Sótão ConVida Rui Lima
O Sótão ConVida Rui Lima

Em novembro, o sótão mágico convidou Rui Lima - professor de 1.º ciclo (Colégio Monte Flor), vencedor de prémios de inovação pedagógica da Microsoft Educação, colaborador em projetos de uso da tecnologia na educação, cenários de aprendizagem e trabalho colaborativo. Esteve connosco, na Academia São Miguel dos Arcos, a conversar sobre o tema do seu último livro: "A Escola que Temos e a Escola que Queremos".

Oficina de Haikai / Haiku
Oficina de Haikai / Haiku

O Japão chegou à Academia São Miguel dos Arcos sob a forma de haikais, com uma oficina para que miúdos e graúdos possam apreciar esta forma de arte. Haikais ou haikus são micropoemas de origem japonesa, inspirados na natureza. Ricos em significados, os haikais são traduzidos em poucas palavras para expressar o que observamos e reter o que vivemos. A arte do haikai é antiga: foi divulgada pelo mestre japonês Matsuo Bashô no século XVII, nos seus diários de viagem.